segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Poríferos


Os poríferos são animais encontrados apenas nos ambientes aquáticos principalmente no mar. As esponjas apresentam grande variedade de forma, cores e tamanhos. Algumas têm apenas dois milímetros de altura; outras chegam a dois metros. O corpo desses animais é cheio de poros (abertura). Vem daí o nome do filo, Poríferos, que quer dizer ‘portador de poros’.
O corpo das esponjas é um pouco diferente do corpo dos outros animais: não há órgãos nem tecidos típicos, por exemplo. As espojas são também os únicos animais sem células nervosas.

Modo de vida das esponjas
Os animais são heterótrofos, ou seja, conseguem seu alimento ingerindo outros seres vivos (ou substâncias orgânicas extraídas do corpo de outros seres vivos).
Por isso algumas adaptações importantes dos animais sao a capacidade de se movimentar e a presença de músculos, que os ajudam a conseguir alimento e também fugir de predadores (ou seja, escapar de virar alimento).
As esponjas, no entanto, sao organismos aquáticos sem meios de locomoção. Elas vivem presas às rochas e outros pontos ficos,como o madeiramento dos portos ou os recifes de corais. então, como você acha que elas conseguem alimentos? É simples: em vez de irem até o aliemnto, fazem o alimento vir até elas.
Dentro da esponja há células com um fio, o flagelo. Essas células movimentam os flagelos e fazem uma corrente de água penetrar pelos poros do corpo do animal. A água que atravessa os poros passa pela cavidade central do corpo do animal, o átrio, e sai por uma abertura situada na parte de cima, o ósculo.
Na água que atravessa a esponja existem seres microscópicos (bactérias, algas e protozoários) e restos minúsculos (partículas) de organismos mortos. As células flageladas capturam esse aliemnto, que é digerido dentro delas e distribuído para as outras células.
As células flageladas têm uma espécie de colarinho membranoso em forma de funil. Por isso elas sao chamadas coanócitos (o termo coanócito tem origem grega; vem de choane, ‘funil’, e kytos, ‘célula’).
Na parede do corpo da esponja existem células amebóides, chamadas amebócitos, que também ajudam na digestão das partículas de alimento. Essas células se locomovem livremente pela parede corporal, por meio de moviemntos semelhantes aos de uma ameba, e distribuem o aliemnto para outras células.
As esponjas são chmadas de animais filtradores, pois seu corpo parece uma peneira ou filtro: à medida que a água passa por seus poros, as pequeas partículas de aliemntos são retidas.
Assim como outros animais, as esponjas também realizam respiração celular e, portanto, precisam de oxigênio. A corrente de água que entra pelos poros das esponjas traz o oxigênio dissolvido na água e leva para fora, através do ósculo, o gás carbônico e os resíduos do metabolismo (excretas).
O corpo de algumas esponjas é sustentado por uma rede de fios de proteínas. Outras esponjas, porém, possuem pequenos espinhos as espículas.
As espículas podem ser de calcário (o material das conchas de alguns animais e de certas rochas, como o mármore) ou de sílica (o material dos grãos de areia, usados para fazer vidro).
Além de sustentar a esponja, as espículas também a protegem: muitos predadores desistem de comê-la depois de espetar a boca nessas formações pontiagudas
Reprodução

As esponjas podem se reproduzir de maneira assexuada ou sexuada. Na reprodução assexuada, um grupo de células se multiplica e forma pequenos brotos. Esses brotos podem permanecer presos ao corpo da esponja que os produziu ou se soltar dela. Quando se soltam, eles originam um indivíduo isolado. Esse tipo de reprodução é chamado brotamento.







Na reprodução sexuada são produzidos espermatozoides e óvulos. Os espermatozoides são móveis e, uma vez produzidos por uma esponja, nadam até outro indivíduo da mesma espécie, onde encontram um óvulo, que contrário do espermatozoide, é imóvel e permanece preso ao corpo do animal.
Apesar de a maioria das esponjas serem hermafrodita (indivíduos que produz tanto espermatozoides quanto óvulos), os indivíduos de uma mesma espécie não produzem óvulos e espermatozoides ao mesmo tempo. Assim, a fecundação (a união dos gametas) sempre ocorre entre indivíduos diferentes.
A fecundação origina uma célula-ovo, e dessa célula surge uma larva (um indivíduo diferente do indivíduo adulto). A larva sai do corpo da esponja, nada (utilizando flagelos) e se fixa. Depois de fixada, ela se desenvolve até se transformar numa esponja adulta.
As esponjas apresentam, portanto, desenvolvimento indireto. Isso quer dizer que a célula-ovo, em seu ciclo vital, origina um animal diferente do adulto, a larva. A larva passa por uma metamorfose (grande mudanças) e se transforma num animal adulto.
As esponjas possuem grande capacidade de regeneração. Isso quer dizer que células separadas de uma esponja podem se reunir e formar uma nova esponja.
 

2 comentários: